Portugal está cercado por um espesso nevoeiro populista. E esta neblina demagógica costuma ser descrita por um eufemismo mui simpático: "a gratuitidade da saúde. Sucede que a santidade da "saúde grátis" está a afundar o país das maravilhas do dr. António Arnaut. Nós, vivemos na realidade. E na realidade, nessa galdéria reaccionária, não há médicos grátis. Quando recusa qualquer mudança no statu quo do Serviço nacional de Saúde (SNS), o dr. António Arnaut está incorrer no populismo mais rasteirinho. Aliás, quando diz que as mudanças propostas pelo PSD são um regresso ao Estado Novo, o populismo medicinal do dr. Arnaut alcança mesmo a medalha de ouro da demagogia socialista.
Enquanto berra contra o neoliberalismo, que afinal é regresso ao fascismo, o dr. Arnaut evita o confronto com a realidade. Eu, como sou um pouco mais novo, não me posso dar a esse luxo. Tenho mesmo de olhar para a aspereza dos factos; a evolução da medicina e ante o aumento da esperança média de vida, o actual SNS é insustentável. Isto é uma e de facto. Não é uma questão de opinião. Os custos da saúde já ultrapassam os 10% do PIB. Ora, este número conduz-me às perguntas que causam brotoeja no ouvidinho do dr. Arnaut: o SNS já consome todo o nosso IRS? Se nada for feito, o SNS vai consumir o IRS e o IRC em 2020? Ou seja, a minha geração vai ser atirada para as galés do SNS? Eu e os meus filhos estamos destinados a ser os remadores do dr. Arnaut? O nosso futuro é a escravatura fiscal? ( ... )
Henrique Raposo - Expresso
PS: É engraçado que estes supostos idealistas de esquerda (?), nada disseram quando no Governo PS de Guterres, os enfermeiros foram guindados para a categoria de licenciados! Quer isto dizer que tal atitude teve a ver com a caça aos votos? É sempre essa, sistematicamente, a maior preocupação do PS e sua gente. É natural, quase todos são profissionais da política. Claro que agora os enfermeiros reclamam o mesmo vencimento que os médicos! Estão no seu direito. Isto, é o fim do SNS, pela via de quem diz querer defendê-lo.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...