PORTUGAL SERIA UMA ESPÉCIE DE EXTRATERRESTRE EUROPEU ACASO CUMPRISSE COM RIGOR E ESCRÚPULO A SUA LEI FUNDAMENTAL
Mas, afinal, que país é este?
Vai uma sociedade inteira a caminho de uma "sociedade socialista" preconizando a "abolição do imperialismo" e dos "blocos político-militares", como a NATO.
Nessa nação está em vigor uma Lei de um Conselho da Revolução, sendo o combate ao latifúndio uma das "incumbências prioritárias do Estado". Que país é este? Onde fica? É na Europa, fica no Ocidente e chama-se Portugal ... Somos nós!
A constituição de 1976, a Lei Fundamental, a lei das leis, aquela que todos temos de respeitar, a que presidentes juram, levar-nos-ia a fazer coisas com que nem sonhamos, caso aplicássemos rígida e inflexivelmente o seu texto e não houvesse malabarismos para a contornar. Numa palavra, se fôssemos como os norte-americanos (que não abolem a possibilidade da venda livre de armas porque tal está inscrito na 2.ª Emenda constitucional), haveria um representante dos trabalhadores da TAP na gestão da companhia aérea e um representante da associação de moradores do nosso bairro a acompanhar a gestão do nosso centro de Saúde da nossa zona. Nada disto é exagero, embora quase nada do texto constitucional tenha impedido qualquer Governo ou Presidente de fazer o que lhe dita a consciência ou impõe a conjuntura.
Expresso - Henrique Monteiro / Helder Oliveira
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...