Sábado, 26 de Junho de 2010

O MERCADO DE QUEIJAS

Quinta-feira, 24 de Julho de 2008
 
TUDO CONTINUA AINDA PIOR
 

Os habitantes de Queijas têm, naturalmente, motivos para algum desconforto ao lerem, no “Correio de Oeiras” de 16/07/2008, opiniões sobre o Mercado de Queijas, do Presidente da Junta e de um vereador da CMO. As opiniões recolhidas pelo jornal, também não ajudam muito, na medida que não foram diversificadas, antes, foram demasiado selectivas. Ficámos a saber que o Mercado de Queijas está sem vida própria, sem actividade comercial e com lojas fechadas. Para os lados da Cheuni há um centro comercial no mesmo estado de alma !

 

Comecemos por tentar entender o actual Presidente da Junta de Queijas. Sabemos que, vivendo nesta vila, e trabalhando ao lado de Isaltino de Morais, foi escolhido por ele para Presidente de Junta nas listas do movimento IOMAF. É homem de mão de Isaltino de Morais.
Juntou-se nessa lista a três cidadãos que integraram um verdadeiro movimento independente intitulado MCI (Movimento de Cidadãos Independentes de Queijas) que enfrentou, nas eleições anteriores, Isaltino de Morais, então candidato do PSD. É muito complicado, mas dá para as pessoas desconfiarem. Se quiserem. Passaram-se para aquele que era o inmigo de então! Trairam, basaram.
Certamente ao abrigo de negociações com Isaltino e por promessas avulsas.
Naturalmente faltava e falta ao actual presidente da JUNTA, o conhecimento do passado, que é sempre muito importante. Não teve, também, humildade para se inteirar. Antes, entregou-se nas mãos destes  “ independentes”, que tudo leva a crer que, afinal, não o são. 
  
Prosseguimos, para afirmar que a área do mercado, não é agradável nem convidativa. Com uma Casa de D. Miguel à sua volta e respectiva capela, completamente ao abandono. Casas abarracadas de permeio, sem solução à vista. Com um lago cheio de pedras e lixo. Um repuxo que desapareceu, apesar de no local abundar a água. Aqui existe um extenso lençol de água no subsolo. Existem três bombas a retirar água e a lançá-la no esgoto, para que o parque de estacionamento não fique inundado! Há quem tenha ouvido o Sr. Presidente da CMO em 2001, em visita a este mercado, dar ordens aos senhores arquitectos para, na frente do mercado, serem colocados efeitos de água, visando o embelezamento do local. Até hoje nada.
O aspecto exterior do mercado não abona pela falta de limpeza e ajardinamento! Quanto ao interior as coisas ainda se complicam muito mais. O mercado, depois de uma fase inicial (1998/2001) em que manteve actividades lúdicas e muitas atracções artísticas de qualidade, foi sendo deixado ao descuido. Hoje tem lojas vazias, falta de qualidade e credibilidade, mas muito folclore. Do barato.
 
Tudo isto, acrescido com a ocupação de três lojas pela CMO/JUNTA. Numa delas, colocaram um serviço meramente de campanha eleitoral (pequenas assistências a idosos pobres) esquecendo que Queijas, como as outras terras vizinhas, tem idosos ( ainda bem ), mas não são indigentes. Claro que há oportunistas! À frente dessa lopja colocaram uma figura sobejamente conhecida em Queijas. Liderou o IOMAF em Queijas, na última campanha autárquica (traindo o PSD de quem é militante).  O que faz, quem lhe paga e como, é um mistério. O abandono do mercado tem razões, que só não as vê quem não quiser!
Na outra sala, a que a Junta chama de multiusos , têm tentado fazer cultura (?) ou coisas parecidas. Sem conseguirem. Claro. Normalmente está fechada. Os elementos do executivo, nunca subsidiaram a Associação Cultural de Queijas, que poderia ou deveria utilizá-la. Se assim fosse, muita gente seria atraída diariamente ao local. Pretendeu a junta manipular esta Associação, mas não deixou ! Então a primeira-dama e os mesmos oportunistas da Junta, os tais, ocuparam esta Associação, de forma anti-democrática. Hoje, tal associação é outra coisa! Tudo menos Associação! Entrou na dependência da Junta que, mesmo falida, contunua a ser explorada a favor dos mesmos que a trairam.
 
Esta associação era, talvez, a única coisa independente que havia em Queijas. Hoje dominam tudo com o nosso dinheiro! O dinheiro do povo. O dinheiro das esmolas dos subsídios!
 
Os mercados de Algés e Carnaxide não são comparáveis com o de Queijas. Existem há muito mais tempo e souberam ganhar o seu espaço. O de Queijas, muito por culpa deste movimento IOMAF, dono e senhor do mercado, e do aproveitamento político que lhe têm dado, atingiu o descalabro. Digamos, mesmo a ruína! Chegou este mercado a QUEIJAS na era  dos Centros Cívicos. Atrasado, mesmo muito atrasado. É Queijas na sua triste sina. Sempre a última em benefícios!
Estes "erros", paga-os a sua população!
 
O Centro Comercial da Cheuni está amorfo, mas por outras razões. Têm a ver com a situação muito periférica. Vive dos moradores da cooperativa. De resto o centro de gravidade comercial e cívico de Queijas está a deslocar-se mais para a zona do Pingo Doce, Escola Secundária e Pavilhão. Numa área de qualidade e expansão acentuadas, iniciadas nos anos 1998/2001. O presidente da Junta não era guarda nocturno! Nem fazia fretes.
 
Quanto ao Centro de Saúde de Queijas ou como mais modernamente dizem na JUNTA ,  está desde os anos 1998/2001, com protocolo assinado entre a CMO e o Ministério da Saúde. Deu muito trabalho e dias inteiros de reuniões para ser conseguido.
 
Foi assinado em directo na SIC, para todo o país, entre estas duas entidades. Lamentavelmente parece que a CMO não tem interesse em resolver este problema, primeiro resolve em Algés e Carnaxide. Não admira, são áreas onde habitam muitos votantes. Existem gravações deste factos e por eles o presidente da Junta actual, poderia certificar-se deles e ver como a Junta de então conseguiu estar em directo de manhã no programa de Fátima Lopes e á tarde, a cobrir uma grande manifestação de gente desta vila frente ao Centro de Saúde de Carnaxide. Presentes centenas de pessoa e o Presidente da Junta com a vereadora da saúde de então, Teresa Zambujo. Por último se informa que também esteve presente um dos actuais “ independentes”, que faz parte do actual executivo. Provavelmente até já se esqueceu ! Não é autarca quem quer mas quem tem a benção! Mesmo que não valha muito como tal ! O povo paga tudo . É a vida. O actual Presidente da Junta está coartado pelo Presidente da CMO, por ser dependente dele em tudo!!! Só pode fazer o que ele entender!
António Reis Luz
 
publicado por luzdequeijas às 21:01
link | comentar | favorito
2 comentários:
De ninita santos a 29 de Junho de 2010 às 00:03
Começo pelo que me chamou mais a tenção: o presidente da junta, actual.
Acredito que não lhe deram sequer tempo para se inteirar fosse de que situação fosse. Queijas é difícil , tem elementos nocivos a minar a boa vontade de qualquer presidente. Elementos que são quase uma praga no dia a dia de um presidente. Que se encostam, sugerem e depois vão exigindo, sem deixar de se colar como qualquer praga. São esses elementos que fazem a sombra de um Presidente. Não o deixam avançar, minando tudo, chamando o protagonismo para eles. São eles que o induzem em erro, são eles que com demonstrações de afecto vão mordendo até derrubar quem não sabe defender-se, muitas vezes apenas por educação. Se o nosso Presidente se aproximar da população, conversar com os fregueses, tentar conservar o que havia sido feito e correr, definitivamente com os bajuladores que tem todos os dias a subir as escadas da junta, eu acredito que tudo pode melhorar. Não precisamos de folclore, nem de caraté, nem de aceleradas brasileiras a comer por todos os lados. Precisamos de um convívio franco, precisamos ter a certeza de que ele não é culpado das enormidades que foram acontecendo desde que tomou posse. Eu continuo a pensar que ele é uma pessoa bem formada, capaz de tomar as rédeas da freguesia, desde que saiba colocar-se no lugar que lhe compete, e não voe nos sonhos dos que lhe estão a tirar o tapete dos pés. Rasteiras sempre as houve, mas infelizmente, ele é muito confiante e não sabe distinguir o trigo do joio. Não é possível agradar a gregos e troianos, mas os gregos de Queijas têm um poder de persuasão tal que até os troianos duvidam de o ser. E as filas de falsos amigos adensam-se, porque recolhem os louros que procuram, porque conseguem dominar com a mentira e com a desmesurada ambição. Provavelmente ele está muito mais só do que pensa e no dia em que finalmente decidir ser ele a impor a sua vontade, vai ser abandonado pelos amigos conquistados de um dia para o outro.
Isto não é uma defesa, não tenho essa intenção, é apenas uma constatação, do que vejo e ouço.
Depois das heranças que anteriores Presidentes deixaram, é difícil agradar a todos. Nem Deus!
Pena que tenham destruído a ACQ , não lhes ficou bem, nem foi oportuno porque foi das primeiras coisas a acontecer em Queijas. Depois muito se fala das promessas de compra da casa de D.Miguel , que o Reis Luz tanto publicita, e que não devia porque o dono não lhe merece esse facto. A ser verdade a freguesia pergunta: mas afinal, há dinheiro para isso? É prioritário para a CMO , ou vale apenas como um "vale" em abono de uma assinatura. Todos sabemos o que se passa. Todos sabemos porque os sócios da actual Associação falam nas costas dos actuais responsáveis. A mim deram um recado: por interpostas pessoas, podia ser de novo sócia se pagasse 12 anos de quotas e fosse, primeiro, aprender a pintar!
Mas eu sei que o Presidente não tem culpa, não é da competência dele, nem foi ele que forjou a sua saída. Ele foi muito mal conduzido nessa sequência de acontecimentos.
Nem foi ele que estragou o jardim. Se calhar algo ou alguém o impede de preservar o que o Reis Luz fez com tanto empenho.
Naturalmente ninguém pergunta á população o que quer na sua freguesia, ninguém tem tempo para palmilhar as ruas para saber das carências da população. Isso era no seu tempo. Agora, realmente há demasiado folclore.
Tanto que alguém se dá ao luxo de visitar as nossas festas de, motorista, num carro da CMO , que ajudámos a pagar, e ainda deixa os faróis acesos, porque não lhe custou a pagar. Vem, passeia-se, e
com um ar prazenteiro, vai distribuindo beijocas,
sorrisos e recolhendo o protagonismo que não lhe pertence, porque o Presidente não é ele, o Presidente é aquele que a parca população das festas não vê, mas que está lá, de pedra e cal, sem motorista e sem bomba de faróis acesos.
Pois é, Sr. Reis Luz, os tais elementos que o traíram a si, vão trair este porque oportunistas não são os que trabalham, são os que se colam ao poder e que como formigas vão escavando, escavando até chegarem onde querem. Eles sabem de quem falo. Provavelmente estão a rir á gargalhada.
Mas deixe lá, Reis Luz há só um.


De ninita santos a 18 de Julho de 2010 às 14:49
REIS LUZ HÁ SÓ UM....


Comentar post

.Fevereiro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28


.posts recentes

. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...

. MUDAR SÓ POR MUDAR.

. CENTRO DE DIA DE QUEIJAS

. ALMOÇO MUITO INDIGESTO

. FUMO BRANCO E NEGRO

. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...

. A POLÍTICA COR-DE -ROSA

. OS QUATRO IMPÉRIOS

. O ASSOCIATIVISMO

. DOUTOR DA MULA RUÇA

. A CLASSE MAIS CASTIGADA

. AS VITIMAS DA CIGARRA

. O NOSSO ENTARDECER

. A SACRALIDADE DA PESSOA H...

. SABER TUDO ACERCA DE NADA

. A NOSSA FORCA

. A MORTE ECONÓMICA

. GERAÇÃO DE OURO

. OS TEMPOS ESTÃO A MUDAR

. SEDES DE RENOVAÇÂO “

. 200 000

. DO PÂNTANO A SÓCRATES

. O ESTADO PATRÃO

. A MENTIRA

. O SILÊNCIO DOS BONS

. ARMAR AO PINGARELHO

. ENSINO À DISTÂNCIA

. A CIÊNCIA DO BEIJO

. A VERDADE PODE SER DOLORO...

. COSTA V.S MERKEL

. PROTEGER O FUTURO

. RIQUEZA LINCUÍSTICA

. A MÃO NO SACO

. DOUTRINA SOCIAL CRISTÃ

. GRANDE SOFRIMENTO

. IMAGINEM

. LIBERDADE COM SEGURANÇA

. COSTA CANDIDATO

. DEBATES PARTIDÁRIOS NA TV

. NA PÁTRIA DO ÓDIO

. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...

. NÓS, NÃO “PODEMOS”

. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...

. AS REGRAS DA VIDA REAL

. UMA SAUDÁVEL "LOUCURA"

. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...

. O MUNDO DOS ANIMAIS

. A CRISE NO OCIDENTE

. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...

. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...

.arquivos

. Fevereiro 2018

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Março 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.favorito

. COSTA V.S MERKEL

. MANHOSICES COM POLVO, POT...

. " Tragédia Indescritível"

. Sejamos Gratos

. OS NOSSOS IDOSOS

. CRISTO NO SOFRIMENTO

. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...

. SEMPRE A PIOR

. MEDINDO RIQUEZAS

. A LÁGRIMA FÁCIL

.mais sobre mim

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub