SINGULARIDADE
MOURINHO: A FORÇA DA LIDERANÇA
José Mourinho demonstrou, mais uma vez, a importância da força das lideranças, da clareza dos projectos e da coragem das atitudes. Foi, de facto, um ano impressionante do treinador português, num ambiente difícil com a imprensa italiana.
Como se sabe, ambientes difíceis não é nada que incomode Mourinho. Mas, apesar de ser futebol, é bom que se medite com alguma profundidade no modo como este cidadão português percorre os seus caminhos.
Faz o que considera dever fazer para atingir os objectivos que considera adequados. Não se importa de assumir que, à partida, está numa situação mais frágil - e escolhe a organização mais adequada a essa realidade. Ma esse realismo não impede de ser muito ambicioso e de estabelecer como objectivos as metas mais elevadas. Para além disso, transmite sempre energia positiva àqueles que dirige, e fá-los partilhar de tal modo esse estado de espírito que até os jogadores mais indisciplinados se tornam, fiéis cumpridores das suas orientações táctitas. Ou seja, mobiliza uma comunidade com o seu exemplo. Para além dos eufóricos cumprimentos próprios destas ocasiões, é bom que os portugueses pensem que é possível tentar agir como José Mourinho: acreditar, organizar, trabalhar, ganhar.
Pedro Santana Lopes
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...