Dia a dia
Cada homem português que chegue aos 65 anos tem uma esperança média de vida até aos 81 anos, enquanto uma mulher que chegue à idade da aposentação pode esperar viver até aos 84 anos. Os dados ontem divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) confirmam que a esperança média de vida continua a aumentar em Portugal, o que é uma excelente notícia.
A longevidade obriga a uma maior pressão financeira com as reformas quer da Segurança Social, quer da Caixa Geral de Aposentações. Por causa desta pressão, foi colocado um travão que liga o aumento da esperança média de vida ao aumento do tempo de trabalho ou em alternativa a um corte proporcional na reforma.
Mas, a longo prazo, este travão será insuficiente para assegurar o pagamento de acordo com as expectativas a um número crescente de reformados. Até porque esta crise severa está a aumentar a pressão para entrada antecipada na idade da reforma. E a relação entre beneficiários e contribuintes está cada vez mais degradada.
Há um défice futuro que ainda está oculto mas que vai explodir em poucas décadas. E há várias gerações que já acumulam muitos anos de descontos elevados (34,75% do salário bruto, incluindo a contribuição da entidade patronal) que arriscam tornar-se credores defraudados.
. O CONCEITO DE SERVIÇO PÚB...
. ENDIVIDAMENTO PÚBLICO E P...
. A SACRALIDADE DA PESSOA H...
. 200 000
. A VERDADE PODE SER DOLORO...
. IMAGINEM
. PORTUGAL, UM PAÍS DO ABSU...
. CIVILIZAÇÃO Pré-histórica...
. UMA SOCIEDADE SEM "EXTRAV...
. O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO D...
. AS INTRIGAS NO BURGO (Vil...
. MANHOSICES COM POLVO, POT...
. NOTA PRÉVIA DE UM LIVRO Q...