O título deste artigo é uma referência a alguém que abandonou a governação do país quando ele estava no pântano! Apesar disso, ou talvez por isso, criou entre março de 2001 e março de 2002, 122 . 708 empregos ! 100.000, foram na função pública . O monstro que enfrentamos foi obra sua ( no dizer de Pina Moura ) ; “ os seus orçamentos não foram suficientemente anticíclicos, como deveriam ter sido, como os aumentos salariais excederam o que seria aceitável”. Em boa verdade, o homem foi à sua vida e a comunicação social esqueceu-o, para que todos o esquecessem! Quando Durão Barroso sobe à cena foi um coro na mesma CS, de ataque, com uma excepção que se reproduz; "O estado de graça governativo foi morto à nascença por uma «fatwa» dos fazedores de opinião; o primeiro-ministro foi reduzido ao estatuto de fantasma; Ferreira Leite foi transformada na «bruxa malvada do oeste»; Morais Sarmento transmutado no « Calvin» do Executivo.
“Desde que José Socrates tomou posse, que fica a sensação de que na mesma comunicação social, estão todos a trabalhar para ele ! É um trabalho de sapa ! Mesmo quando se critica se pretende encobrir, ou justificar, qualquer coisa incomoda para ele. A 29 de Março de 2008, num artigo assinado por Nicolau Santos, no Expresso, e em título podia-se ler; Henrique Granadeiro, presidente da PT diz : “Governo deve ter novo mandato”. Isto é precisamente aquilo que em democracia se não devia fazer! O voto do senhor Henrique Granadeiro vale tanto como o voto do mais humilde português. Agora o presidente da PT ao falar desta maneira está, muito simplesmente, a influenciar milhares de simples cidadãos, no voto em Socrates. Logo, o presidente da Portugal Telecom (PT), que inaugurou em Santo Tirso, um centro de contacto, com a criação de 1200 postos de trabalho, na presença do PM ! Coincidências ! Agora, quem sabe se o PM deve continuar ou não é o povo, na força do seu voto universal. Mesmo sem se ser experto nas matérias mais badaladas, se entende que este governo manipula dados e, acima de tudo, faz um enorme fogo de artifício com décimas! É certo que não tem outra coisa para manipular! Mas, mais parece um governo decimal, portanto de virgulas, e o povo começa a entender que deve, antes, ser um governo ponto final ! Tudo isto, ainda, faz mais confusão, quando o senhor PM, obcecado com a manipulação, desabafa de coração aberto para Hugo Chavez, afirmando: “a economia portuguesa está estagnada”!
Desde a sua tomada de posse que a manipulação é uma constante, ou para disfarçar maus indicadores ou para corrigir promessas eleitorais anunciadas sem estudo e fundamentação! Uma das mais polémicas terá sido a promessa da criação de 150.000 novos postos de trabalho.
É certo e sabido que um PM, não dispõe de meios para criar postos de trabalho, a não ser na função pública. Por sinal aqui, uma das maiores responsabilidades deste governo é precisamente reduzir o número de funcionários públicos, (Reforma da Função Pública) para , com isso, reduzir a despesa pública. Sem esta medida concretizada, muito dificilmente a iniciativa privada conseguirá relançar o crescimento económico, com os impostos acima dos das outras economias internacionais e com uma das produtividades mais baixas da UE. O ministro da economia deste governo terá mesmo afirmado, a propósito dos famosos 150 mil novos postos de trabalho : “ nenhum político sério, em qualquer condição, pode garantir qualquer dado sobre crescimento, as exportações ou o emprego ( 31-07-2008.”)
Mesmo sabendo destas realidades ele, o senhor PM, insiste na manipulação dos factos para contornar um dos muitos pontos que nas próximas eleições legislativas, terá de esclarecer aos portugueses ! Fá-lo porque parece seguro da ingenuidade dos portugueses e da sua pouca predilecção pela leitura dos jornais, logo da sua informação . Esquece-se de que tal pode representar a sua maior virtude, pois, se não são informados, também não são desinformados. Acresce, porém, que este povo é dos que mais dificuldades económicas atravessa na UE. Tem que sobreviver, na sua grande parte, conforme estudo do INE, com 12 euros por dia !
Aos portugueses, o senhor PM, vai ter dificuldade em enganar com sondagens virtuais, porque para eles a melhor sondagem é chegar ao fim do mês, ou muito antes, meter a mão no bolso e ela vir vazia. Sei hoje (2010) que mais uma vez acabou por vos enganar!
António Reis Luz